Na hora de fazer decoração com espelhos surgem inúmeras dúvidas e o objetivo desse artigo é ajudar a pensar sobre os vários aspectos desse tipo de decoração.
Espelho é uma das peças mais requisitadas em vidraçarias de todo o Brasil e o motivo é simples: promovem sensação de ampliação em pequenos espaços, ajudam na multiplicação da luz e ainda servem para valorizar um objeto decorativo.
Sejam eles, Venezianos, Provenciais ou Bisotês os espelhos sempre levam um charme e um toque de requinte a qualquer decoração seja ela residencial ou comercial.
Podem ser instalados em Hall de entrada de edifícios, closets, salas, quartos e há até quem os utilize em cozinhas!
Além dos clássicos venezianos – produzidos desde o século XIV – existem verdadeiras esculturas utilizando espelhos imitando objetos abstratos e até mesmo formas naturais como árvores e animais.
Contudo é importante utilizar com cuidado espelhos na decoração para que o ambiente não se torne excessivamente pesado e desproporcional.
A VIDRAÇARIA ROCHA NÃO TRABALHA COM ESPELHOS DECORATIVOS OU VENEZIANOS
Para evitar alguns erros conversamos com algumas profissionais que possuem experiência na decoração com espelhos e vamos citar algumas dicas:
-
SALA DE JANTAR – Mesmo que você possua um mesa moderna de jantar você pode usar espelhos mais clássicos sem dar a impressão de um ambiente confuso. Espelhos com molduras clássicas chamam a atenção, mas com discrição. Outra dica é colocar o espelho na ponta da mesa ( não na lateral). Com isso consegue-se a sensação de uma mesa maior ao invés de uma mesa duplicada.
-
ESPELHO EM HALL – A função do espelho em um hall de edifício ou hotel mais do que o aspecto decorativo é o aspecto funcional. As pessoas querem se olhar e se arrumar diante do espelho quando estão nesses locais e é por isso que o espelho tem que ser mais prático e menos decorativo.
-
PAREDES VAZIAS – O espelho pode ser um curinga em uma parede vazia. Se possui uma moldura trabalhada deixa de ser apenas um objeto decorativo e passa a ser quase uma obra de arte.
-
LAVABO – No lavabo e em banheiros muito pequenos pode ser utilizado um espelho continuo do teto até chegar a bancada. Isso dá a sensação de que a bancada está solta causando um efeito bem interessante. Experimente!
-
QUARTO – No quarto o ideal é usar o espelho atrás da cama (entre os criados-mudos). Espelho no teto é melhor deixar para outros locais…
-
MÓVEIS – Uma nova tendência é revestir móveis velhos, que perderam a função, com espelhos colados. Pode ser uma alternativa interessante para renovar uma peça do seu mobiliário. Pense nisso!
-
LUZ – Peças inteiras em uma parede geram reflexão completa principalmente se não possuírem emenda. Além do mais essa é uma ótima estratégia para refletir luz de uma ponta para outra.
-
FENG SHUI – Segundo essa cultura milenar é indicado a utilização de espelho para refletir tudo o que é belo. Por exemplo. Se você possui um jardim externo e consegue refleti-lo em um ambiente interno isso ajuda a harmonizar o ambiente.
Enfim, deixe sua imaginação fluir e utilize essas dicas para ousar com espelhos em qualquer ambiente, mas sempre colocando o bom senso em primeiro lugar. Divirta-se!
Esse artigo tem caráter apenas informativo os produtos aqui contidos não necessariamente são vendidos pela Vidraçaria Rocha. Caso tenha interesse em espelhos sob medida no RJ acesse a seção ESPELHOS.
Você precisa fazer login para comentar.